A fraude criptográfica, infelizmente, está correndo desenfreadamente pelo espaço digital, e de acordo com um novo relatório, o popular sistema de troca criptográfica Binance – sem dúvida a maior plataforma de negociação de moedas criptográficas por volume diário – tem sido aparentemente associado a uma forma comum de ransomware conhecida como Ryuk.

Binance é um hub central para a Ryuk Enforcers

Ryuk existe desde 2018. Por dados do FBI, o resgate pode ser responsável por um mínimo de 61 milhões de dólares em roubo desde que surgiu, há cerca de dois anos. Ryuk trabalha codificando os dados das pessoas e tornando-os inacessíveis para os proprietários originais. Ele então exige um pouco de dinheiro ou resgate de moedas criptográficas se eles quiserem recuperar o acesso aos seus documentos ou informações.

Ryuk tem sido altamente ativo durante o coronavírus e tem sido alvo de muitos hospitais e organizações de saúde desde o início da pandemia. Ele bloqueia suas redes e faz com que médicos e membros da equipe bifurquem sobre o bitcoin em troca de acesso. Parece que muitos dos hackers responsáveis pela utilização do Ryuk podem estar a transferir o dinheiro que recebem das suas vítimas para as contas através do Binance, onde depois estão a transformar o dinheiro em moeda fiduciária.

Até 1 milhão de dólares em resgates de bitcoin já entraram na plataforma do Binance. O dinheiro tem sido espalhado por várias contas diferentes, tornando difícil rastreá-lo e localizá-lo. Pesquisadores examinam a situação no seu relatório:

Das 63 amostras de transacções avaliadas em cerca de $5,700,000, descobriu-se que mais de $1 milhão foi enviado das carteiras da equipa de hacking para a plataforma de câmbio de moedas para levantar os seus pagamentos de resgate. 13 outros endereços bitcoin associados ao Ryuk contendo um total de $1.064.865 seguiram um padrão semelhante. Todos foram enviados das carteiras dos hackers para vários outros endereços e eventualmente para o Binance, permitindo que eles retirassem seus pagamentos de resgate.

Muitos dos fundos roubados ainda estão sendo mantidos em outros locais, embora a pesada quantia enviada ao Binance sugira que a plataforma criptográfica ainda é a principal escolha para muitos executores Ryuk.

Não há maneira fácil de manter as coisas direitas

Em uma declaração, Binance explicou:

Combater a lavagem de dinheiro, resgates e outras actividades maliciosas é um esforço interminável no Binance. É nossa maior prioridade garantir a segurança dos nossos clientes e a integridade do espaço criptográfico mais amplo. Infelizmente, quando se trata de rastrear atividades ilícitas na cadeia, a atribuição nem sempre é preto no branco. O destinatário pode estar completamente inconsciente da fonte fraudulenta da transação… Se você se prender com políticas e procedimentos para tentar atrasar esses maus atores, isso afeta negativamente a todos os usuários inocentes. Não há uma resposta fácil.

Entretanto, várias outras trocas de moeda criptográfica têm sido ligadas a pagamentos de resgate, incluindo Huobi e o agora extinto BX Tailândia. Binance também ajudou as autoridades da Ucrânia a derrubar um grande anel de resgate.